Quais fabricantes mudaram seus logos recentemente?

09/06/2023 - 09:04min

Redesenhar a história é difícil. Para muitos fabricantes de automóveis, seus logotipos representam décadas de herança. Mas, nos últimos anos, vimos vários redesenharem suas identidades icônicas – alguns para melhor, outros para pior, mas a maioria deles excepcionalmente minimalista.

A tendência de bordas chanfradas e acabamentos prateados já passou há muito tempo. Hoje em dia, os designers gráficos reduziram os logotipos – mesmo fora do âmbito automotivo – a silhuetas 2D sem graça. O enxame de redesenhos de marcas de carros começou com a Mini em 2015, enquanto marcas como Audi, Aston Martin e BMW seguiram nos anos seguintes. Com isso em mente, vamos dar uma olhada em todos os redesenhos de logotipos de montadoras que ocorreram nos últimos anos.

Aston Martin (2022)

As asas icônicas da Aston Martin não mudaram muito desde que foram lançadas no início da década de 1930. Mas para 2022, a empresa simplificou seu ícone angelical com menos linhas e uma marca “Aston Martin” mais pronunciada e destacada.

Audi (2022)

A Audi não se afastou muito de suas raízes com esse visual mais recente. A empresa abandonou as bordas elevadas de seu icônico logotipo de anéis entrelaçados – que estreou originalmente em 1969 e recebeu um redesenho prateado em 2005 – e seguiu a rota 2D da moda.

BMW (2021)

Para o crédito da BMW, o logotipo do roundel não mudou muito desde sua introdução em 1917. Mas esse novo visual segue um tema comum nesta lista: o achatamento. As bordas chanfradas do redesenho de 1997 desaparecem para dar lugar a um visual mais plano e minimalista com menos elementos. As cores azul e branca também desapareceram, passando para um motivo transparente.

Nissan (2021)

O antigo logotipo da Nissan estava preso nos anos 90, com bordas chanfradas e um acabamento prateado brilhante. Felizmente, esse novo logotipo vai para 2D com uma marca de palavra mais simples e um visual minimalista, até mesmo abandonando as bordas afiadas do emblema anterior para um design aberto mais elegante.

Porsche (2023)

A Porsche optou pelo redesenho do tipo “se não está quebrado, não conserte”. O logotipo clássico do brasão permanece, mas agora ele apresenta a inscrição “Stuttgart” mais pronunciada na parte superior, novas lâminas verticais em forma de favo de mel e menos rejunte nos elementos de bronze.

Renault (2021)

A Renault realmente simplificou o redesenho de seu logotipo em 2021. O nome Renault foi totalmente removido e o logotipo do diamante prateado agora é composto por duas linhas angulares interligadas que criam a mesma forma.

Volkswagen (2019)

O icônico logotipo redondo da Volkswagen não mudou muito desde meados da década de 1940. Portanto, para o redesenho em 2019, a VW limpou seu visual com um design achatado que não apresenta chanfros. E, pela primeira vez na história, o “W” não se conecta com a parte inferior da borda externa.

Volvo (2021)

A Volvo atualizou discretamente seu logotipo em 2021 e, mais uma vez, optou pelo caminho minimalista. O logotipo é mais plano, mais limpo e mais simples do que o logotipo prateado de meados dos anos 2000. A empresa até removeu a caixa retangular da marca da palavra Volvo.

Tags:

Compartilhe:

Outras notícias

*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário